Política para uma Exploração Mineira Responsável

Missão

A missão da Lundin Mining é extrair de forma responsável metais-base imprescindíveis para a sociedade, criando valor relevante para todas as partes interessadas. A nossa abordagem à exploração mineira responsável garante o sucesso da nossa estratégia de sustentabilidade a longo prazo, ao integrar a saúde e segurança no trabalho, o ambiente e as comunidades (HSEC, na sigla inglesa) em todas as vertentes da nossa atividade.

PT

EN

EN

Princípios da Exploração Mineira Responsável

Procuramos a melhoria contínua do nosso desempenho em HSEC através da aplicação dos seguintes princípios:

1.


Estamos empenhados em garantir um ambiente de Zero Lesões e colocamos a saúde e segurança dos(as) nossos(as) trabalhadores(as) e empreiteiros em primeiro lugar em tudo o que fazemos.

2.


Somos transparentes e desenvolvemos a nossa atividade de forma ética. Capacitamos os(as) nossos(as) trabalhadores(as) para adotarem os nossos valores corporativos.

3.


Assumimos a responsabilidade pelo cumprimento de todas as obrigações legais e dos compromissos com os nossos stakeholders.

4.


Implementamos uma gestão ambiental ao longo de todo o ciclo de vida da mina, reforçando a gestão responsável dos nossos recursos naturais, incluindo a terra, o ar, a água, a biodiversidade e a energia.

5.


Abordamos ativamente as alterações climáticas, trabalhando no sentido de reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa e preparando as nossas operações e comunidades locais para dar resposta aos riscos relacionados com as alterações climáticas.

6.


Avaliamos os riscos e impactos das nossas atividades ao longo de todo o ciclo de vida da mina e integramos essa informação no nosso planeamento e nas nossas decisões estratégicas e operacionais.

7.


Adotamos as melhores práticas do setor em matéria de desenho, operação em segurança e monitorização das instalações afetas à gestão da água, rejeitados e demais resíduos minerais.

8.


Temos como compromisso a gestão segura e responsável das nossas instalações de rejeitados através da adoção e implementação da Norma Global da Indústria para a Gestão de Rejeitados (GISTM).

9.


Planeamos o encerramento das minas de forma proativa, com base em dados científicos, salvaguardando a proteção do ambiente e os interesses de longo prazo dos(as) nossos(as) trabalhadores(as) e das comunidades locais.

10.


Envolvemo-nos, colaboramos e estabelecemos parcerias com os stakeholders nas comunidades locais e regiões para construirmos relações de confiança.

11.


Privilegiamos as contratações de pessoal, empresas e compras locais e trabalhamos em conjunto com os nossos stakeholders para promover o desenvolvimento socioeconómico e a diversificação económica ajustados aos contextos das regiões onde operamos.

12.


Desenvolvemos a nossa atividade respeitando os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos.

13.


Promovemos a inclusão e diversidade no local de trabalho e não toleramos o assédio ou a discriminação.

14.


Respeitamos os direitos, interesses e tradições das populações indígenas e/ou das populações vulneráveis das regiões onde operamos.

15.


Implementamos sistemas de gestão, processos, programas de formação e protocolos de resposta à emergência/gestão de crise que reforçam o nosso compromisso para com uma Exploração Mineira Responsável.

16.


Contamos com a adesão dos(as) nossos(as) trabalhadores(as), fornecedores, clientes, empreiteiros e demais parceiros aos princípios desta Política quando trabalham nas nossas instalações ou em nossa representação.

17.


Monitorizamos, avaliamos e divulgamos o nosso desempenho de acordo com normas reconhecidas internacionalmente.



Aprovado pelo Conselho de Administração em 17 de fevereiro de 2022

Os Nossos Valores

Segurança

Respeito

Integridade

Excelência